CAT tools

Multiterm e Trados

Boa tarde.

Hoje venho fazer uma reflexão sobre os softwares Multiterm e Trados, e vou fazê-lo em simultâneo tendo em conta que um complementa o outro.

O SDL Trados é um software de tradução assistida, originalmente desenvolvido pela empresa alemã Trados GmbH e hoje está disponível através da SDL Internacional. O Trados permite criar projetos de tradução, criar e gerir memórias de tradução e é o líder de mercado na área.

O Multiterm é uma aplicação mais voltada para a terminologia: serve para criar e armazenar bases de dados terminológicas que podem ser posteriormente utilizadas no Trados para auxílio à tradução.

A minha opinião: O Trados tem o mesmo propósito do MemoQ, e tendo já utilizado os 2 softwares, posso dizer que em termos de layout e intuição, o Trados é mais apelativo e mais fácil de utilizar que o MemoQ, além de que tem o Multiterm associado para poder utilizar as minhas bases de dados terminológicas, o que é mais um ponto a favor. A utilização do Multiterm pode tornar-se um pouco difícil ao início, na fase da criação da base de dados, mas depois de termos já decidido os campos que iremos preencher, é de bastante fácil utilização. Penso que quando tiver que optar entre o Trados e o MemoQ na minha vida profissional, provavelmente a minha decisão recairá sobre o Trados pela sua simplicidade apesar de o MemoQ também ter aspetos muito positivos, tal como já referi num post anterior sobre o MemoQ (que podem ver aqui.)
No entanto, e tal como também já referi no post sobre o MemoQ, são softwares bastante caros, cuja compra só faz sentido depois de ter feito bastantes trabalhos na área da tradução.

Qual a vossa opinião?

Até à próxima!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s