Geral

Sou tradutora… e agora?!

A minha licenciatura está prestes a acabar! Depois da entrega dos últimos trabalhos e da publicação de todas as notas, poderei dizer que sou oficialmente tradutora… e agora?

Três anos se passaram, foram muitas experiências (umas melhores, outras piores), muitas aventuras, muitas horas de estudo e trabalho, muitas aprendizagens, e agora chegou ao fim. No meio de tantas emoções, uma delas é a incerteza do que será o meu futuro, porque há imensas perguntas a pairar na minha cabeça: O que preciso de fazer para começar a trabalhar? Como funcionam as coisas a nível de finanças, IRS e etc? Onde começo a procurar trabalho? Quais as empresas nas quais devo confiar? Como são efetuados os pagamentos do meu trabalho e  quem estabelece os valores? Caso seja eu a estabelecer os preços, quanto devo pedir tendo em conta que estou em início de carreira? Como sei se consigo realizar determinada tradução em determinado tempo? Etc, etc.

Como podem ver, a minha cabeça está a funcionar a mil à hora com imensas questões sobre a entrada no mundo de trabalho, o que acho que é perfeitamente normal. Algo que eu acho que deveria mudar no sistema de ensino português, é a inexistência de auxílio aos alunos na entrada do mundo de trabalho, porque enquanto estamos a estudar temos que saber, por exemplo, como calcular área e perímetros de triângulos, mas ninguém nos ensina como se faz um IRS. Acho que há coisas muito importantes e devíamos ter algumas “luzes” antes de ser “abandonados no meio do mar”.

De qualquer forma, tenho a certeza que de quando entrar no mundo do trabalho, terei que ir à procura das respostas a todas as minhas perguntas e fiquei esclarecida. Enquanto isso não acontece, ficarei apenas com elas a pairar na minha cabeça, como acredito que todas as pessoas na minha situação estarão!

E vocês, também têm este tipo de dúvidas? Sabem a resposta a alguma delas? Como pensam responder a estas dúvidas?

Até à próxima!

 

Leave a Reply

